Foi-se o tempo em que o Brasil se concentrava: Os ricos e os pobres! A elite brasileira não dita mais as regras no nosso país! Quem dita as regras agora é a Classe Média ou em outros termos a Classe C, que hoje representa 53% da população brasileira!
Você pode ter notado na televisão, jornais e no modo de comprar como mudou o jeito das coisas...
* Um bom exemplo é a Rede Globo que fazia sua programação até pouquíssimo tempo atras para a Elite, O foco das novelas era em Copa Cabana, Ipanema lugares onde a maioria das pessoas tem um poder aquisitivo maior. Depois do fiasco da novela Insensato Coração com uma audiência baixa, mostrou-se que a população mudou e quer se ver na tela! Então vem o sucesso meteórico de Avenida Brasil! Com uma audiência média de 47 pontos e o último capitulo de 58 pontos!
* SBT trazendo em seus programas mulheres quase sem roupa, muitas provas que envolvem raciocínio e provas malucos " Clássico da Classe C " Domingo Legal, Cante se Puder, Programa do Ratinho, Amigos da Onça, Chaves do Oito.
* Outro aspecto é as lojas de varejo colocando pessoas com a cara do povo, para atender essa "nova onda" O Ponto Frio e Casas Bahia tem esse forte! Conhece muito bem, cada cidadão e tem um dos melhores atendimento do Brasil.
Isso é fascinante né? Olha o potencial dessa nova classe em relação a todos os meios de comunicação e as empresas do Brasil!
Os dados foram levantados a partir de três frentes: uma pesquisa on-line com 16 mil pessoas, ouvidas em 26 estados e 251 cidades, no segundo trimestre de 2011, outra pesquisa nacional presencial com 5.003 brasileiros em 44 municípios, no primeiro trimestre de 2011, e uma análise do histórico de dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) e da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para se ter uma ideia da mudança na pirâmide populacional do Brasil, em 2004, a classe C representava apenas 42,4% dos habitantes do País. Neste ano, passou para uma representatividade de 53,9% e, para 2014, a projeção é de 60%.
- Mais de 42 milhões de brasileiros ascenderam à nova classe média na última década.
- Metade dos cartões de crédito pertence à nova classe média.
- Renda anual dos internautas da nova classe média é de R$ 328 bilhões.
- 68% dos jovens da nova classe média estudaram mais que seus pais.
- 41% da renda da nova classe média vem do trabalho da mulher, contra apenas 25% da elite.
- A nova classe média representa 48% da renda nacional.
- 6 a cada 10 pessoas que acessam a internet são da nova classe média.
- A região sul é a que apresenta maior concentração da nova classe média, com 64% da população.
- O Nordeste lidera o crescimento da nova classe média. De cada 10 pessoas que melhoraram de vida, 3 são dessa região.
- O interior cresce mais que as regiões metropolitanas.
- A nova classe média gasta mais com serviços. Em 2002, de cada R$100,00, R$49,50 eram gastos em serviços. Hoje são R$65,00.
- O impacto da Classe C no setor aeroportuário é maior que qualquer Copa do Mundo.
- As Classes A e B compram mais produtos de baixo preço do que as Classes C e D.
- De cada R$100,00 que uma família da Classe A gasta, R$25,00 vêm do trabalho da mulher; na Classe C, esse número sobe para R$41,00.
- 62% da nova classe C prefere comprar produtos brasileiros, contra 25% da elite.
- O povo mais otimista do mundo é o brasileiro. E a classe média é a mais otimista do Brasil.
- 58% é a porcentagem de crédito,movimentado pela Classe Média!
- 1,17 trilhões é quanto a Classe Média injetou na economia brasileira.
- 4 milhões de Smartphone que a Classe Média comprou em 2014.
sabe em qual classe social você está? (Soma de todos moradores da casa)
Cada classe social foi dividida a partir da renda domiciliar per capital mensal, ou seja, a soma de todos os rendimentos da família dividida pelo número de integrantes.
A classe A tem renda domiciliar média de R$ 14.203 para +,
A classe B, de R$ 6.070 para +,
A classe C, de R$ 1.200 para +,
Aclasse D, até de R$ 940,
A classe E, até de R$ 273.