Mostra-me tua foto e te direi quem és. O provérbio não é exatamente assim, mas não deixa de ser uma verdade. O retrato do perfil no Facebook ou Twitter funciona como um cartão de visita, podendo ser um ponto de partida para novas amizades - e outras coisas mais. Além disso, uma boa imagem pode quebrar o gelo quando você conversa com alguém pelo computador. “Nas redes sociais, existe uma frieza. Uma foto bacana, espontânea, diminui bastante essa ideia”, diz o fotógrafo Sérgio Silva.
A consultora de estilo Cris Guerra está com Sérgio, e aposta na leveza. “Uma receita para tudo é o humor. Não se leve tão à sério. Seja você mesmo e tente não enganar quem está te vendo. Uma hora, a máscara cai e não dá mais certo”, conta ela. Outra dica dada por Cris é a de ter intimidade com a câmera: “Fotografe-se bastante. Todo mundo é feio e bonito, cabe descobrir o que é melhor em você. Não faça uma pose só, faça mil e escolha a que mais te agradar.”
Close, busto ou corpo inteiro? Um bom jeito de se decidir aqui é pensar no formato das imagens pessoais nas redes sociais. Normalmente, elas são mais quadradas, e tem pouco espaço na tela. “Se você coloca uma foto de corpo todo, é capaz que você fique parecendo um bonequinho minúsculo”, diz Sérgio Silva. O fotógrafo tem preferência por closes, por darem proximidade da pessoa com a imagem.
Frente ou perfil? Aqui, a opinião dos especialistas diverge. Cris aceita os dois ângulos: “Descubra o que é melhor em você e invista nisso. Pode ser de perfil ou de lado”. Já Sérgio prefere investir numa foto de frente. “Para perfil, tem de ser frontal. É o tipo de foto que diz mais sobre uma pessoa, mostra melhor o rosto”, explica ele.