Todo mundo sabe que fazer exercícios e comer verduras faz bem. Mas novos estudos comprovaram que esses hábitos são ainda mais poderosos do que se imagina: Eles podem mudar seu DNA, alterando o funcionamento dos genes.
A prova disso surgiu em um estudo na universidade de McGill, no Canadá. Eles acompanharam 27 mil pessoas que possuíam o gene 9p21 que aumenta o risco da doença cardíacas.
Os voluntários que consumiam uma dieta rica em vegetais, esse gene parou de funcionar. Isso acontece por que o microRNA, molécula presente no material genético das plantas, interage com o DNA humano - tendo o poder de alterar os genes humanos.
Já as atividades físicas é capaz de mexer com o DNA dos músculos. Quando você se exercita, entram em ação enzimas que alteram o funcionamento dos genes dos músculos. " Elas reprogramam o tecido para que ele queime gordura e açúcar mais eficiente. Diz a cientista Bianca Zierath, do instituto Karoliska, na Suécia.
Se você parar de se exercitar ou comer verduras, seus genes voltaram ao estado anterior. A chave da vida saudável está programada no seu código genético - Mas também depende de seus hábitos no dia-a-dia.
que massa!
ResponderExcluirHelena Pinheiro Passo Fundo/RS