Durante a coletiva de imprensa realizada hoje (28) em São Caetano do Sul (SP), a Sony revelou os planos de lançamento do portátil PlayStation Vita , o aguardado pseudo-sucessor do PSP( PlayStation Portable).
De acordo com Glauco Rozner, gerente geral das categorias PlayStation.
Os consumidores brasileiros terão com o sistema PS Vita entretenimento interativo sem igual em qualquer lugar e a qualquer hora".
Por enquanto, o modelo 3G do PS Vita não será vendido no Brasil. De acordo com Ana Alfaia, gerente de produto PlayStation da Sony Brasil, o aparelho precisa passar por algumas homologações com a Anatel, portanto ainda não há data de chegada em terras tupiniquins.
Adicionalmente, a Sony informou que a partir do mês de abril o PS Vita chegará em formato "standalone", ou seja, somente o portátil sem nenhum acessório ou game no pacote. O preço infelizmente não foi divulgado. Conforme informado por Glauco Rozner, essa informação será revelada nos próximos dias.
ACESSÓRIOS & GAMES
A partir de abril também será possível comprar diversos acessórios no Brasil, todos com preços "a definir":
- Estojo de proteção
- Capa para Viagem
- Película de Proteção (duas unidades)
- Porta-cartões de jogo
- Base de apoio
- Carregador portátil
- Adaptador de tomada
- Cabo USB
- Cartões de memória de 8GB e 16GB (ainda não há definição sobre o cartão de 4GB, que acompanha o bundle, e o de 32GB, sem previsão de chegada)
Ana Alfaia reforçou que o intuito da Sony é trazer entretenimento de qualidade para as classes A e B, e que para a isso a empresa não poupará esforços. Exemplo disso é a gama de títulos traduzidos para o português do Brasil, como "ModNation Racers", "Little Deviants", "Escape Plan" e "Unit 13".
Além destes, a empresa oferecerá cerca de 25 jogos próximos ao lançamento (em inglês), como o famoso "WipeOut 2048" e "Uncharted: Golden Abyss", além de diversos jogos para download através da rede PlayStation Network.
O preço dos títulos em formato físico, vendido nas lojas, será de R$ 199. A Sony garante que esse valor é compatível, pois é
o mesmo praticado com os jogos do console Play Station 3.
Esse valor é válido somente para jogos first-party, publicados pela própria Sony, e não há controle sobre os valores decididos por outras produtoras e distribuidoras.
Além dos jogos, o PS Vita também contará com uma boa gama de aplicativos de internet no Brasil, como Skype, Facebook, Twitter, Netflix e Flickr.
o preço do jogo esteja no patamar do padrão dos lançamentos da Sony não é surpresa, mas é frustrante pensar que estamos falando de um cartuchinho de 2GB, e não um disco Blu-Ray".
Diego Sato, redator do POP Games, lembra de um importante aspecto: os impostos e a eterna luta do Jogo Justo: "Não me espanta. Jogos do Wii de cinco anos atrás podem chegar a custar até R$199, e o Wii não é voltado para as classes A e B.
Falta vontade do governo e das empresas para fazerem jogos mais acessíveis. #PreçoJusto neles!".
Por fim, conclui-se que tudo depende do público-alvo do aparelho:
"Anteriormente eu achava que a Sony não conhecia o mercado nacional, mas eles mesmos já disseram que o `PS Vita` é para as classes A e B.
Estão atirando no próprio pé. Se eles não se importam com os consumidores, não podem esperar conquistá-los".