Leitura da mente em 5 anos


A IBM tem um projeto chamado 5 em 5. São cinco ideias para os próximos cinco anos. Uma delas é a leitura de mentes. Com o objetivo de curar doenças ou simplesmente ligar para alguém, a tecnologia estaria prestes a passar da ficção para a realidade. Será?
Bem, não exatamente. O que temos hoje são aqueles capacetes de eletrodos que precisam de gel para entrar em contato com nossas ondas cerebrais. Grande e nada fashion, além de não muito confortável.
O que se espera é a evolução da nossa realidade: que os eletrodos diminuam e que consigam captar ondas cerebrais sem necessidade de gel. Dessa forma, seria possível ter receptores cerebrais embaixo de um chapéu por exemplo.
Assim, os comandos seriam enviados para a saída que fosse necessária, sejam computadores, videogames, smartphones. Basta pensar e ligar para alguém. Pensar e encontrar uma rota para uma festa. Apenas pensar.
Por enquanto, é tudo uma teoria e não se sabe se vai mesmo funcionar em 5 anos. Mas o fato é que ainda precisamos aprender muito para fazer isso direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário