São Paulo está entre as piores cidades em ranking de oportunidades


A cidade de São Paulo ocupa o terceiro lugar no ranking das piores metrópoles em termos de oportunidades e foi apontada como uma das mais violentas, com pior sistema de saúde e com alto custo de vida, conforme um ranking divulgado ontem pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). A quarta edição do estudo "Cidades de Oportunidades" lista outros 25 centros urbanos do mundo e avalia infraestrutura, atividade econômica e aspectos socioambientais.
No levantamento da PWC, a capital paulista aparece em segundo lugar em saúde e segurança. É a terceira pior cidade em transporte e infraestrutura e a quarta pior em desenvolvimento de capital intelectual e inovação. A única categoria em que a cidade brasileira está entre o grupo mais desenvolvido é a de sustentabilidade.
O estudo analisou dados de entidades internacionais, como Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (Bird), e informações da administração das 26 cidades analisadas. A partir de dez indicadores compostos por 66 variáveis, o estudo elaborou pela primeira vez um ranking geral. Em termos de oportunidades, Nova York aparece em primeiro lugar. Logo atrás, aparecem Toronto, San Francisco, Estocolmo e Sydney. Na ponta de baixo da classificação, ou seja, entre as piores cidades, estão Santiago (22.º), Istambul (23.º), São Paulo (24.º), Johannesburgo (25.º) e, por último, Mumbai (26.º).
Entre os dez critérios analisados, São Paulo apresentou desempenho baixo em oito. Foi classificada como médio em demografia e qualidade de vida (15.ª posição), que mede, entre outras variáveis, satisfação com a vida, conforto térmico e habitação. Além disso, São Paulo aparece em oitavo lugar no quesito sustentabilidade, com alta avaliação, puxado por boas notas em consumo de energia renovável e emissões de carbono. No critério custo de vida, São Paulo ficou em 25.º lugar; em prontidão tecnológica, 21.º; influência econômica, 21.º; facilidade de fazer negócios, 23.º; e estilo de vida, 20.º

> Governantes e presidentes podem dar uma olhadinha em São Paulo? Assim não dá para ficar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário