No total embarcaram 3547
passageiros no navio e conseguiram se salvar em botes salva vidas 2025 vidas e
morreram 1570.
O
quarto chaminé era falso.
- O Titanic não teve seu nome pintado enquanto estava fora
d'água.
- A Cunard Line posteriormente comprou a White Star Line.
- Dos 20 casais em lua-de-mel à bordo, somente um escapou.
- O Major Arthur Peuchen exigiu de Lightoller um atestado de que ele
entrou em um bote salva-vidas para ajudar a remar.
- O primeiro filme sobre o acidente foi "Saved from the Titanic",
lançado em 14 de maio de 1912, um mês após o acidente, era estrelado por
Dorothy Gibson, que sobreviveu ao acidente.
- Pelo menos um romance surgiu devido ao desastre, entre Mary Eloise Smith, que
perdeu seu marido, e Robert Daniel. Eles se conheceram no Carpathia e dois anos
depois se casaram.
- A jornalista de moda Edith Russell levou seu porquinho de brinquedo no seu
bote salva-vidas. Ele o considerava como seu amuleto da sorte e
tocava uma musica (Maxixe) quando seu rabo era puxado.
- Pelo menos um passageiro não se preocupou durante o acidente. Uma passageira
da terceira classe que nunca tinha viajado no mar e que assumiu que, do mesmo
modo que em terra, era comum trocar de transporte no meio da viagem.
- Além das pessoas, os cães dos passageiros da primeira classe também morreram
no naufrágio.
- O pior desastre com navios de passageiro ocorreu na II Guerra Mundial com o
navio de turismo Wilhelm Gustloff ao largo de Gdansk. Na época ele transportava
refugiados de guerra quando foi torpedeado por um submarino soviético S-13. Das
8,700 pessoas a bordo 7,700 morreram.
Porto de registro: Liverpool
Classe: Olympic
Data de lançamento: 31de Maio de 1911
Data de conclusão: 2 de Abril de 1912
Início da viagem: 12h15, Quarta-feira,
10 de Abril de 1912
Custo para construir na época: 1,5
milhões de libras (7.5 milhões de dólares)
Custo hoje: US$ 400 milhões
Comprimento: 269,06 m
Largura: 28,2 m
Altura total: 53,34 m (19 andares)
Altura acima da linha d'água até
convés de botes: 18,44 m (6,5 Andares)
Altura da quilha até a ponte: 30,48 m
(11 Andares)
Altura das 4 chaminés: 22,25 m (8
Andares)
Anteparas principais: 15
Tonelagem bruta: 46.328 toneladas
Deslocamento: 66.000 toneladas
Rebites: 3 milhões (1.200 toneladas)
Espessura do casco: 2,54 cm
Âncoras: 2 (15 toneladas cada)
Peso do leme: 101 toneladas (formado
por 6 partes diferentes) Velocidade máxima: 24 a 25 nós (43.2 a 45 km/h) -
nunca atingida
Hélices: 3 (central, com 4.87 m de
diâmetro; estibordo e bombordo, com 7.01 m de diâmetro)
Caldeiras: 24 com saída dupla e 5 com
saída simples
Fornos: 159
Quantidade de carvão embarcado: 5.892
toneladas
Consumo de carvão: 825 tons / dia
Motores: 2 motores alternados de 4
cilindros para as hélices de bombordo e estibordo; 1 turbina para a hélice
central. Peso total: 600 tons cada
Geradores Elétricos: 4 de 400 kw,
gerando 16.000 ampares e 100 V
Salva-Vidas
Botes: 20
(Total). Todos com sistema de desengate Murray para soltar ambos os lados
juntos:
14 botes de
madeira: 9,14 m (comprimento), 2,77 m (largura) e 1,2 m (profundidade).
Capacidade para 65 pessoas. - 2 escaleres de madeira:- 7,68 m (comprimento),
2,19 m (largura) e 0,91 m (profundidade). Capacidade para 40 pessoas.
4 botes desmontáveis Englehardt: 8,34
m (comprimento), 2,43 m (largura) e 0,91 m (profundidade). Capacidade 47
pessoas.
Capacidade total: 1.178 pessoas
Coletes: 3.560
Bóias: 49
Passagens (em dólares)
Suíte da Primeira Classe: 4.350 na época (hoje, 50.000)
Camarote da Primeira Classe: 150,00
por pessoa (hoje, 1.724)
Segunda Classe: 60 (hoje, 689,66)
Terceira Classe: 15 a 40 por pessoa
(hoje, 172,41 a 459,77)
Nenhum comentário:
Postar um comentário