Você se descuida por um único segundo e seu celular está no chão. Quem nunca passou por isso não sabe o que é viver segundos de tensão para saber se ele estará inteiro quando for pego novamente. Ver que o aparelho está intacto é uma alegria sem fim, mas qualquer pequeno lascado pode gerar dores insuportáveis.
Pior ainda é quando a tela aparece completamente destruída, como se tivesse sido atropelada por um rolo compressor. Você tenta se enganar, diz que ele caiu do seu bolso e que isso aconteceu a poucos centímetros do chão, mas os estilhaços da tela mostram a verdade. E então você pensa que ele já caiu de alturas muito maiores e permaneceu intacto. É nesse momento que surge a pergunta: “Como a tela do smartphone pôde quebrar?”.
Não há dúvidas de que os smartphones são sensíveis. As estruturas deles não são feitas para aguentar impactos fortes, por isso é preciso manuseá-los com cuidado. O que poucas pessoas entendem é a razão que leva uma queda de poucos centímetros a poder ser mais destrutiva do que outras que giram em torno de um metro de altura.
A verdade é que o maior vilão dessa história não está na altura, mas sim no modo como a queda acontece. Um smartphone caindo “de chapa” no chão geralmente sofre menos danos do que aquele que é derrubado “de quina”. Para entender isso, é preciso lembrar um pouco das aulas de física do ensino médio – pode ficar calmo, nenhuma fórmula será utilizada neste artigo.
Quando falamos em smartphones, falamos sobre estruturas de plástico ou fibras sensíveis, com algumas poucas partes metálicas. A tela é igualmente frágil e, como você pode imaginar, uma pressão sobre ela pode causar danos irreversíveis. Como já falamos sobre quedas, não seria errado falar também sobre impactos de outro tipo: os pisões.
E as forças envolvidas no processo são as mesmas das quedas, com a diferença de que, em vez de velocidade e aceleração da gravidade, o peso do “corpo pisante” é que estará agindo.
Nesse momento, novamente entra em cena a nossa velha conhecida “pressão”.
Enquanto uma sandália com sola de borracha vai espalhar a pressão e absorver um pouco da força recebida pelo smartphone, um salto alto fino fará com que todo o peso seja empregado sobre uma pequena região. Logo, você já deve imaginar qual causará maior estrago na tela do aparelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário