Quem usa
conexões 3G no celular ou no laptop sabe o problema que elas são para a vida
útil da bateria. O iPhone, por exemplo, chega a perder 74% do tempo de
autonomia quando fica conectado continuamente, e olha que ele é bem econômico
no fluxo de dados.
Com o Vita praticamente batendo à porta da comunidade gamer,
a questão da conectividade ganha cada vez mais importância: com o novo portátil
tendo suporte total a conexões deste tipo, é certo que os futuros jogos do
aparelho implementem funções online com muito mais frequência.
A experiência
completa dos jogos do Vita certamente contará com o 3G. E aí, meu amigo, pode
dizer tchau pra sua bateria.
Felizmente, a
Universidade de Aalto, na Finlândia, parece ter solucionado o problema antes
mesmo de ele se apresentar para nós jogadores. Segundo reportagem do site Physorg, um grupo de pesquisa da instituição anunciou
recentemente o desenvolvimento de uma nova tecnologia de distribuição de dados
pela rede 3G que pode economizar em até 74% o uso de energia durante os períodos
de transmissão.
Para os aparelhos continuamente conectados, isso representaria
até 50% mais tempo útil.
O objetivo inicial
do grupo era desenvolver uma plataforma econômica para a propagação de dados em
países nos quais as conexões por fio, por conta dos atrasos no desenvolvimento,
ainda são muito caras ou indisponíveis.
A base de usuários que eles usarão como
padrão foi aquela dos países do leste da África: pessoas com celular, pouco
dinheiro para gastar com tráfego 3G e sem conexão em casa.
Barateamento e
eficiência, portanto, foram as guias, e para atingir esse novo nível de
economia eles criaram um mecanismo inteligente: ao invés de manter a conexão
com grande antenas de celular a quilômetros de distância, os cientistas
estabeleceram um novo tipo de conexão no qual essa antena espalha seu sinal com
ajuda de inúmeros roteadores.
Assim, o celular se conecta por um tipo especial
de Wi-Fi, e não por 3G, cuja tecnologia consome muitas vezes mais eletricidade.
Além disso, novas tecnologias de compressão de dados da Internet e
armazenamento de arquivos temporários diminuem a frequência de transmissões.
O processo de
implementação das redes de proxy não é caro, haja visto que foi desenvolvido
para países sub-desenvolvidos.
Se propriamente aplicado às redes nas quais o
Vita estará conectado, isso significaria mais horas úteis de bateria e menos
volume de tráfego - algo que seria muito bem-vindo em jogos multiplayer, que
puxam grande volumes de dados.
Estamos falando, lá no fundo, de uma outra
coisa, caros brasileiros: a popularização do 3G por aqui.
Resta saber se as
operadoras, por aqui, vão se ligar nessa nova descoberta. Seria bom pra todo
mundo.
Com o Vita praticamente batendo à porta da comunidade gamer, a questão da conectividade ganha cada vez mais importância: com o novo portátil tendo suporte total a conexões deste tipo, é certo que os futuros jogos do aparelho implementem funções online com muito mais frequência.
A experiência completa dos jogos do Vita certamente contará com o 3G. E aí, meu amigo, pode dizer tchau pra sua bateria.
Para os aparelhos continuamente conectados, isso representaria até 50% mais tempo útil.
A base de usuários que eles usarão como padrão foi aquela dos países do leste da África: pessoas com celular, pouco dinheiro para gastar com tráfego 3G e sem conexão em casa.
Barateamento e eficiência, portanto, foram as guias, e para atingir esse novo nível de economia eles criaram um mecanismo inteligente: ao invés de manter a conexão com grande antenas de celular a quilômetros de distância, os cientistas estabeleceram um novo tipo de conexão no qual essa antena espalha seu sinal com ajuda de inúmeros roteadores.
Assim, o celular se conecta por um tipo especial de Wi-Fi, e não por 3G, cuja tecnologia consome muitas vezes mais eletricidade. Além disso, novas tecnologias de compressão de dados da Internet e armazenamento de arquivos temporários diminuem a frequência de transmissões.
Se propriamente aplicado às redes nas quais o Vita estará conectado, isso significaria mais horas úteis de bateria e menos volume de tráfego - algo que seria muito bem-vindo em jogos multiplayer, que puxam grande volumes de dados.
Estamos falando, lá no fundo, de uma outra coisa, caros brasileiros: a popularização do 3G por aqui.
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